O trabalho apresentado por Alagoinhas na II Oficina Nacional do ImunizaSUS recebeu o Prêmio Conasems, por alcançar a maior nota final do Estado.
A Oficina, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), ocorreu de 18 a 20 de novembro em Brasília, e contou com a participação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil.
Foram expostas as estratégias utilizadas pela gestão municipal para alcançar os resultados positivos obtidos, como o alcance de quase 100% de cobertura de primeira e segunda doses, redução do número de óbitos caudados pela doença e do número de casos.
Como prêmio, a estratégia apresentada Alagoinhas ganhará uma matéria jornalística escrita e publicada em edição especial exclusiva da revista do ImunizaSUS.
“Profundamente orgulhosa e feliz” foi como a secretária de Saúde Laína Passos definiu sua reação ao prêmio. De acordo com Laína, “a imunização é um trabalho meticuloso, planejado e executado por várias mãos, e foi a principal estratégia de combate à COVID-19. Enfrentamos a pandemia valorizando e acreditando na ciência, incentivando a população a se imunizar. Esse prêmio representa a consagração do brilhante trabalho da equipe de saúde de Alagoinhas”. Entusiasmada, a secretária completou: “Viva a ciência! Viva Alagoinhas! Viva o SUS!”
Emocionada com a premiação, Telma Pio, diretora da VISAU Alagoinhas, também relatou que este foi um trabalho feito por várias mãos, que permitiu contar para todos como foi possível implementar um plano de vacinação eficaz num momento tão delicado quando o da pandemia de coronavírus.
“Isso é resultado do compromisso e dedicação da equipe de saúde que trabalhou incansavelmente para transformar desafios em oportunidades, garantindo a proteção e o bem-estar da população. A vacinação alcançou quase 100% de cobertura em Alagoinhas, graças à ajuda do prefeito Joaquim Neto. Essa conquista mostra que com união, ciência e trabalho é possível alcançar resultados extraordinários”, comemorou Telma.
João Teixeira, servidor efetivo do município que atua na Central de Imunização e foi responsável por apresentar o trabalho em Brasília, afirmou que “ter o reconhecimento em nível nacional desse trabalho dá visibilidade às boas práticas de imunização realizadas no município, com a melhoria dos índices de vacinação em Alagoinhas”.
Comentários