22°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Oficinas de animação digital aproximam crianças dos processos criativos no MAC_Bahia

Transformar desenhos em movimento, experimentar novas formas de criação e descobrir como a arte contemporânea dialoga com a tecnologia é a proposta...

17/06/2026 às 17h01
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Thais Theano/Ipac
Foto: Thais Theano/Ipac

Transformar desenhos em movimento, experimentar novas formas de criação e descobrir como a arte contemporânea dialoga com a tecnologia é a proposta das Oficinas Infantis de Animação Digital, que acontecem neste sábado (21), no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia). Voltadas para crianças de 6 a 12 anos, as atividades integram a programação educativa do museu e convidam o público a vivenciar os processos criativos de forma lúdica, participativa e interativa.

Realizadas às 10h30 e às 14h, as oficinas articulam mediação cultural e prática artística, estimulando a imaginação e o contato com recursos digitais como ferramentas de expressão. Cada turma oferece 10 vagas, com inscrições realizadas 30 minutos antes do início das atividades. Para participar, é necessário levar um smartphone.

A programação da semana reforça o compromisso do MAC_Bahia, equipamento administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), com a formação de públicos e a ampliação do acesso ao museu, promovendo atividades que articulam arte, tecnologia e educação para diferentes faixas etárias.

Também integra a agenda a apresentação das instalações artísticas coletivas “MamiFERAS Vulcânicas”, resultado do Módulo #4 do Laboratório Criativo: Arte e Tecnologia no Museu, realizado pelo PIVÔ, sob coordenação da artista Virginia de Medeiros. A atividade acontece nesta quinta-feira (19), às 16h, reafirmando o museu como espaço de investigação, produção e compartilhamento de conhecimentos.

No sábado (21), às 14h, será realizado o encontro “Ô Rei, Clube de Xadrez”, promovido pelos Cavaleiros do Centro. Já as visitas mediadas à Ocupação ORIGEM acontecem no sábado (21) e no domingo (22), às 16h, proporcionando ao público novas leituras sobre os trabalhos e artistas que integram a mostra. Além da programação educativa, seguem em cartaz no MAC_Bahia a Ocupação ORIGEM e o projeto MURO | Galeria de Arte Urbana.

Confira a programação completa dos museus administrados pelo IPAC:

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA BAHIA (MAC_BAHIA)

Terça a domingo, das 10h às 18h

Exposições e ações em cartaz:  

Ocupação ORIGEM 

MURO | Galeria de Arte Urbana 

18.06 (Quinta-feira)

16h - Instalações artísticas coletivas MamiFERAS Vulcânicas - Resultados do Módulo #4 do Laboratório Criativo: Arte e Tecnologia no Museu realizado pelo PIVÔ, sob a coordenação de Virginia de Medeiros. Classificação indicativa: 18 anos. 

20.06 (Sábado)

10h30 e 14h– Oficina infantil de animação digital - Criança de 6 a 12 anos (necessário trazer um smartphone) | 10 vagas por sessão| Inscrições com 30 minutos de antecedência. Espaço Colaborado

14h - Encontro Cavaleiros do Centro:  Ô Rei, Clube de Xadrez

16h – Visita mediada à Ocupação ORIGEM. Ponto de encontro: minirampa de skate. 

21.06 (Domingo)

16h – Visita mediada à Ocupação ORIGEM. Ponto de encontro: mini rampa de skate.

MUSEU DE ARTE DA BAHIA (MAB)

Terça a domingo, das 10h às 18h

Exposições em cartaz:

Carybé e o Povo da Bahia;

‘’Tradição e invenção’’;

‘’A arte de Presciliano Silva’’;

‘’A pintura de Manoel Lopes Rodrigues’’.

Iramaia e o Encontro das Águas 

Mundo Zira - Ziraldo Interativo (*Retirar ingresso, gratuitamente, no site do Banco do Brasil - bb.com.br/cultura - ou no local)

Sala CurtaMab

“Vitória: Um Corredor de Histórias”, 29 min.

18.06 (quinta-feira)

8h – Feira Agroecológica

20.06 (Sábado) 

11h - Clube de Leitura LGBTI+  (gratuito)

MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA (MAM-BA)

Terça a domingo, das 10h às 18h

Exposições em cartaz:

Uma história da arte brasileira (MAM Rio)

SMETAK

Colação de Arte Popular Lina Bo Bardi 

EDUCATIVO EM MOVIMENTO:

18.06 (Quinta-feira)

16h às 18h - VENDO A VENDA -  Iêda Oliveira - Instalação/Performance - Pátio Lina

19.06 (Sexta-feira)

16h às 18h - VENDO A VENDA -  Iêda Oliveira - Instalação/Performance - Pátio Lina

20.06 (Sábado)

14h às 18h - Apresentação final RESIDÊNCIA ARTÍSTICA ‘’Ocupação Nossa, que Palhaçada’’ - João Lima/ Jaime Brito - ARCADAS

9h às 12h - Criançada no MAM - Brincadeiras no MAM - Amália Lemos Faleiro

14h às 18h  - Criançada no MAM - Brincadeiras no MAM - Amália Lemos 

16h às 18h - VENDO A VENDA -  Iêda Oliveira - Instalação/Performance - Pátio Lina

15h - Perspectivas em debate - visita temática mediada com João Victor Guimarães - MAM BA

21.06 (Domingo)

14h às 14 h às 18h - Apresentação final RESIDÊNCIA ARTÍSTICA - ‘’Ocupação Nossa, que Palhaçada’’  - João Lima/ Jaime Brito - ARCADAS 

9h às 12h - Criançada no MAM - Brincadeiras no MAM - Amália Lemos Faleiro

14h às 18h  - Criançada no MAM - Brincadeiras no MAM - Amália Lemos

16h às 18h - VENDO À VENDA -  Iêda Oliveira - Instalação/Performance - Pátio Lina 

15h - Parangolé Junino - Atividade de experimentação artística com Soiane Gomes  

Outros Projetos - Eventos Independentes

CICLOS FLORAÇÃO

19.06 (sexta-feira)

9h às 12h - Projeto Estufa - uma ocupação artística e pedagógica que une arte, educação e transformação social - Galpão das Oficinas   

13h às 17h - Projeto Estufa - uma ocupação artística e pedagógica que une arte, educação e transformação social - Galpão das Oficinas   

CINE MAM 

http//saladearte.art.br/

719981992833

@saladearte_oficial 

MUSEU DO RECÔNCAVO WANDERLEY PINHO 

Quarta a domingo, das 09h30 às 17h30 (área externa) e 9h30 às 16h30 (área das exposições)

Espaços expositivos:

História: Linha do tempo

Núcleo dos Povos Originários

Núcleo dos Povos Escravizados

Núcleo Doméstico

Núcleo do Trabalho

Núcleo da Memória ou Vergonha

Cine Museu: Documentário ENCRUZILHADA de Pola Ribeiro

Capela

Exposições em cartaz:

Exposição Encruzilhada (1º andar)

Exposição Fragmentos da Memória (Arquivo Público da Bahia)

OUNJE ORISÁ – Comida de Orixá, de André Fernandes, 

PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES (PHCA)

Terça a domingo, das 9h às 17h

Exposições fixas:

Acervo do PHCA

A Casa Sertaneja

Sertões de Hansen Bahia

Mediante marcação prévia:

Visita ao Museu, jardins, fonte, nascentes, biblioteca e trilhas ecológicas

MEMORIAL DAS MATRIARCAS ODÉ KAYODÊ

Terça a sábado, das 9h às 17h 

Espaços expositivos:

Sala de fotografias

Linha do Tempo, com objetos sagrados vinculados à Mãe Stela de Oxóssi

Sala de vídeo

Sala Xirê digital (criação do VJ Gabiru)

Área externa: canteiro com folhas sagradas do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá e um mural da artista Nila Carneiro.

Fonte: Ascom/Ipac

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias